Av: Paulista, 1842 15 andar cjj 155 Bela Vista- São Paulo-SP CEP 01310-200
+5511986373252
comercial@gestaotecc.com.br

PROJETO TECNOLOGIA AMBIENTE DE ATÉ 50 DISPOSITIVOS.

PROJETO TECNOLOGIA AMBIENTE DE ATÉ 50 DISPOSITIVOS.

Na palma da mão.


Esse artigo visa ajudar e facilitar a implementação de recursos tecnologias em ambientes de até 50 dispositivos. Então sem enrolação e aproveitando nossa mais valiosa moeda, o tempo, vamos !!!!


Antes de pedir cotação sem saber o que realmente vai fazer desenhe a rede em uma papel. É uma maneira de materializar o projeto.


Tutoriais Projeto e Gestão de Redes de Computadores
projeto de rede


Você vai precisar de um acesso a rede de uma operadora de telefonia, elas oferecem normalmente o serviço de acesso a internet. Lembre-se : Se a empresa for tratar com dados pesados como imagens e videos solicite uma banda que atenda a necessidade o mais próximo da mais alta e que forneça alta taxa de upload.


Roteador


Normalmente a operadora de telefonia oferece um dispositivo que só da suporte para monitorar o status, up ou down, questione se esse dispositivo tem suporte para habilitar o protocolo SNMP, esse é o que precisamente vai te oferecer informações da saúde do seu device quando você configurar uma aplicação para saber da saúde dele.


Firewall, nos dias hoje montar uma rede em um escritório e não ter um firewall como 1o recursos de segurança é pedir para perder o emprego. Eu poderia citar inúmeros, mas o intuito aqui não é vender hardware. Pense: O que eu quero controlar no meu ambiente? Junto a isso, pense: O que eu preciso controlar no meu ambiente? converse se puder com as pessoas que trabalham com você e que serão contempladas as com regras de acesso e bloqueio a rede, isso vai te ajudar a fazer escolhas mais assertivas na tomada de decisão para efetuar a compra com melhor custo benefício.


Switch , se sua rede for trabalhar na produção de videos e imagens etc, não hesite em solicitar o dispositivo que contenha todas as portas 100/1000 e duas portas miniGBIC. Escolha 2 de 24 portas + 1 de 12 portas.


Providencie um patch painel com organizador de cabos e um hack de 12 u´s .


Cabeamento CAT6 admitindo que você terá tráfego de arquivos pesados localmente, caso contrário use CAT5. Lembre-se : os conectores tem que serem compatíveis com os cabos, assim como os identificadores.


Considerações para Projetos de Redes
cabeamento estruturado


Servidores DNS, AD e DHCP podem ser no mesmo hardware, mais um para o servidor de banco de dados, mais um para ser o servidor e o backup. Servidor de aplicação ( administrativo geral). Sobre o servidor para hospedar o site da empresa sugiro pagar uma empresa de hospedagem, de pendendo do tipo de produto ou serviço que você vender. Isso porque acaba sendo inviável manter um servidor de email/ host/ e sistema de intranet.


Parte elétrica, não seja ingenuo, certifique-se que tenha ao menos 3 tomadas e que a amperagem dos cabos elétricos seja a mais adequada para sustentar os devices conectados , uma vez que, esses também deve obrigatoriamente estarem ligados, plugados a um no-break . O hacke de 12 u´s não o aloque sob o aparelho de ar condicionado.


Disponibilize um ap para rede wi-fi. Visitantes, precisam acessar à internet. Limite no firewall uma largura de banda para o ip setado para o ap, como gateway.


Licenciamento de softwares Sistemas operacionais, os mais usuais são: linux e windows para servidores e estações de trabalho, MSSql, Oracle, Postgree e sistemas de banco e dados SQL. Pacote office o mais recente, use o mais popular, (usuário final não pode perder tempo procurando botão de salvar 🙂 ) . Antivirus, com ao menos 40 estações de trabalho recomendo usar um que tenha suporte no firewall e o gerenciamento seja feito nele também.


Mesmo com uma rede local você pode habilitar recursos acesso remoto de todos que compõem a empresa.


Por fim, sugiro fortemente uma ferramenta de gestão que tenha o melhor custo beneficio, que possa em uma único servidor monitorar hardware, softwares, e todas aplicações da empresa sejam de tecnologia .Net à Php. e ainda usar esse servidor como servidor de log, para saber das eventualidade mais criticas em tempo real.



Clique aqui e entre em contato para agendarmo uma POC sobre o SAM nossa ferramenta de monitoramento de desempenho.


Aqui finalizo o projeto, e em breve postarei sobre a versão virtualizada.


 

Please follow and like us:

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Follow by Email
Instagram